Maria João Matos - Senior Account


Top 3 Ferramentas de Marketing Digital


No dia-a-dia de um departamento de marketing, criar conteúdo com valor, otimizado, que traga tráfego ao nosso website não é uma tarefa simples. Existem algumas ferramentas interessantes que nos permitem obter alguma “inspiração” e que nos apoiam na otimização de conteúdos online.
Pela sua simplicidade e funcionalidade, estas são 3 ferramentas que recomendo para um apoio extra no desafio da criação de conteúdos digitais.

Ubersuggest
Escrever ótimo conteúdo sobre temas que os clientes não pesquisam, poderá não ser a melhor estratégia online. A análise de palavras-chave é essencial para otimizarmos o nosso website e esta é uma ferramenta a que recorro com frequência. Não só para análise de palavras-chave, mas também para análise de sites concorrentes e backlinks.
Podem também acompanhar o blog do criador da ferramenta, Neil Patel, que fornece vários artigos e dicas sobre marketing digital.

SEO Review Tools
Por muito que os algoritmos mudem, a otimização dos conteúdos continua a ser fundamental. Existem algumas regras ou táticas de SEO que devemos seguir para escrever os nossos artigos online.
Esta é uma ferramenta interessante pois, além de gratuita, é muito simples e vai fornecendo algumas dicas e insights de SEO sobre o conteúdo que estamos a escrever.

Answer the Public
Uma ferramenta gratuita que nos permite entender como são usadas as palavras-chave nas pesquisas. Quando sabemos quais as perguntas que os nossos clientes fazem online, é mais simples responder.
Obviamente, nem todas as ferramentas do mundo nos ajudarão se não tivermos uma boa estratégia definida, focada na jornada do nosso cliente, e providenciando uma ótima experiência online, mas é sempre essencial analisar e fundamentar as nossas escolhas.

E vocês? Quais as principais ferramentas de marketing digital que vos “inspiram” e apoiam?