Fanny Cascata - Designer Sénior


Recursos que inspiram


No meu trabalho como designer tenho diferentes tipos de desafios. Uns que implicam a criação de elementos totalmente novos e outros envolvem a integração recursos já existentes, como é o caso de ícones, pictogramas, mokeups, templates, objectos 3D, ilustração, infografia, fotografia, tipografia, etc.

Na internet, há cada vez mais plataformas que disponibilizam este tipo de recursos para designers. Apesar da oferta ser cada vez maior e mais diversificada, há três sites que tenho usado regularmente nos últimos anos e que gostaria de destacar aqui. São plataformas que reúnem uma grande variedade de elementos e que, sobretudo, procuram apresentar uma seleção de recursos interessantes ao nível estético, acompanhando as novas tendências, estilos ou linguagens que estão sempre a surgir.

A sofisticação e permanente atualização das suas coleções faz com que, mais do que fontes de recursos gráficos, estes 3 sites sejam também uma excelente fonte de inspiração, de cultura visual e de estímulo criativo.

Unblast
O Unblast disponibiliza essencialmente tipografia, mockups, templates, grafismos, ícones e objectos 3D. Têm alguns recursos pagos, mas a maioria são gratuitos e a sua curadoria é sempre feita com critério. Além disso, este site permite um bom acesso aos conteúdos, com categorias vem definidas, um interface intuitivo e funcionalidades que facilitam a pesquisa.

The Noun Project
Um site quase exclusivamente dedicado a iconografia. Apresenta ícones criados por designers de mais de 120 países e é talvez a mais extensa e diversificada coleção de ícones do mundo. E com a crescente necessidade de comunicar de forma simples, rápida e universal, ter acesso a ícones bem desenhados é cada vez mais importante.

Unsplash
O Unsplash é uma das melhores, se não a melhor, fonte de imagens que se podem utilizar gratuitamente. Nasceu em 2013 como um blog no Tumblr e foi crescendo até se tornar numa comunidade gigante, que reúne mais de 2 milhões de fotografias de alta-resolução dos mais diversos géneros, produzida por fotógrafos de todo o mundo